Após a conclusão dos testes com um ônibus movido a biometano no transporte coletivo de Novo Hamburgo, a próxima etapa será a análise dos dados coletados durante a operação do veículo. As informações serão avaliadas pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tecnológicos Avançados (IBETA), que deverá apontar a viabilidade da tecnologia e possíveis alternativas para aprimorar o sistema de transporte municipal.

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial
O veículo circulou na cidade entre os dias 21 de maio e 8 de junho, em uma iniciativa que buscou avaliar uma alternativa ao diesel para a frota urbana. Segundo a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir do encerramento dos testes, os dados passaram a ser compilados para análise técnica.
De acordo com a Viação Santa Clara (Visac), concessionária responsável pelo transporte coletivo hamburguense, o ônibus operou durante todos os dias em que permaneceu na cidade e passou por todas as linhas atendidas pela empresa. Nas rotas com maior fluxo de passageiros, o veículo foi utilizado como apoio. Já nas linhas de menor demanda, atuou como veículo principal.
LEIA TAMBÉM