abc+

RISCO

"Já estamos perdendo": Proprietário de prédio interditado fala sobre o caso e aponta problema

Imóvel na Vila Dieahl, em Novo Hamburgo, serve como fonte de renda para o aposentado

Publicado em: 05/05/2026 às 13h:41 Última atualização: 05/05/2026 às 14h:05
Publicidade

Um prédio de dois andares na Vila Diehl, em Novo Hamburgo, foi interditado na segunda-feira (4) pela Prefeitura. De acordo com a gestão municipal, a estrutura apresenta risco de desabamento e perigo para casas próximas. O dono, por sua vez, aponta que problema surgiram após obras serem realizadas na rua.

Publicidade

Imóvel interditado no bairro Diehl, em Novo Hamburgo | abc+



Imóvel interditado no bairro Diehl, em Novo Hamburgo

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

Caso Ruschel: Mulher acusada de matar escrivão judicial volta a ser julgada em Novo Hamburgo; júri tem conselho formado por sete mulheres

O proprietário, porém, alega que as paredes do imóvel começaram a ficar trincadas após a própria Prefeitura realizar obras na tubulação próxima do local. “Tem um cano de esgoto que passa na frente, tem um metro de fundura, e a Prefeitura veio fazer um trabalho e deixaram a terra frouxa e solta por cima”, afirma João Adair Ribas, de 74 anos.

O caso se agravou ontem. “Nós colocamos um pedreiro para fazer. Quando ele mexeu, desabou o canto do prédio”, explica. Preocupado com a situação, o aposentado acionou a Defesa Civil para buscar orientação, conforme relato. “Até aí não tinha acontecido o que ocorreu ontem. Ontem baixou o canto da casa e foi ligado para tomarem as providências e orientar nós”, diz.

O prédio servia como fonte de renda para Ribas. Na parte de cima era alugado para moradia, no andar de baixo, antes das obras na tubulação, era uma floricultura. “Já estamos perdendo. O rapaz já saiu e o comércio de baixo estava fechado”, conta.

Publicidade

O aposentado relata que os próximos passos incluem a visita de um engenheiro e que provavelmente o imóvel será derrubado. Ele também planeja pedir indenização. “Para nós poder recuperar o prejuízo que deu. Vai ser grande porque o prédio de cima foi atingido e vai ser demolido tudo”, menciona.

LEIA TAMBÉM: Adesão ao Desenrola começa hoje: Entenda quais os prazos, descontos previstos e quem pode participar

O que diz a Prefeitura

A gestão municipal informa que, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Infraestutura (SMOPI), realizou uma intervenção no outro lado da rua, no número 181. “Foi um conserto de tubulação. No entanto, é importante destacar que esse serviço não gerou qualquer impacto no prédio interditado na segunda-feira (4)”, afirma em nota.

Publicidade

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Conforme informado mais cedo pela Prefeitura, o prédio foi construído de forma inadequada e sem manutenção. “Nós também identificamos escavações em parte das fundações, gerando danos nas vigas e paredes. Está em iminente risco de queda”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti. 

Publicidade

A Rua dos Garis foi completamente bloqueada, entre as esquinas com as ruas João Soares e São João Del Rei. A recomendação para quem precisa transitar pela via é desviar pela Rua da Consagração ou Rua da Democracia.

Proprietário de prédio interditado em Novo Hamburgo explica o que aconteceu para evacuação
Publicidade