abc+

PARA TORCER PELA SELEÇÃO

Mais duas artes em alusão à Copa do Mundo colorem ruas de São Leopoldo

Pinturas gigantes de Neymar, no bairro Santos Dumont, e Ronaldinho Gaúcho, na Campina, foram feitas neste fim de semana

Publicado em: 22/06/2026 às 10h:30 Última atualização: 22/06/2026 às 12h:45
Publicidade

O grafiteiro leopoldense André Machado da Silva, conhecido como Bart, finalizou mais duas pinturas de chão em alusão à Copa do Mundo. As primeiras dele em São Leopoldo. Desta vez, as artes foram realizadas na Avenida Leopoldo Wasun, no bairro Santos Dumont, e na Rua Campo Bom, no bairro Campina.

Publicidade

O primeiro trabalho foi executado no sábado (20), das 8 horas até a meia-noite. O segundo foi feito durante todo domingo (21).

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP E RECEBA MAIS NOTÍCIAS



Publicidade

A arte escolhida para o desenho no bairro Santos Dumont foi do camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar, de costas, segurando uma bola de futebol e apontando para cima. Além disso, a taça e a bola da Copa do Mundo 2026 e a bandeira do Brasil estão representadas na imagem.

De acordo com Bart, a pintura, de aproximadamente 50 metros, foi feita com a parceria da grafiteira Rara, além da ajuda de comerciantes e da comunidade. “Fizemos na temática das cores do Brasil, pintando um pouco sobre a copa, nossa bandeira e nosso sonho de ganhar o hexa”, comentou.

Para alegrar a comunidade

Bart contou que um amigo, comerciante do bairro, entrou em contato com ele perguntando se havia a possibilidade de realizar o projeto. “Sou morador do Santos Dumont e, por meio da procura dos amigos comerciantes, veio o convite. Eles queriam fazer algo sobre a Copa. Então, me propus a ajudar deixando essa arte para a comunidade.”

Publicidade

O grafiteiro diz que o projeto foi sem custo de mão de obra, apenas em parceria com os lojistas que compraram o material, junto a um amigo e proprietário da loja de tintas Real Tintas. “O retorno é alegrar a comunidade e trazer visibilidade para a nossa cidade.”

MAIS SOBRE O TEMA: Endrick ganha pintura gigante em rua de Portão em nova homenagem à Seleção Brasileira

Publicidade

Em meio à onda de pinturas Brasil afora, moradoras de Canoas unem esforços e colorem o asfalto

“Vai ficar na minha memória para sempre”: alunos transformam Parque do Imigrante com pintura inspirada na Copa do Mundo

“Obrigado meus irmãos hamburguenses”, diz goleiro Alisson sobre pintura no bairro Santo Afonso

Publicidade

Quatro projetos para a Copa

Neste domingo (21), outra arte de rua com a temática foi concluída. Bart e os artistas Rara, Joacaz Santos e Rafael Jung, da Galeria 5ª Galáxia, desenharam a figura do pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, Ronaldinho Gaúcho, na Rua Campo Bom, na Campina, junto a um campo de futebol.

O painel, que tem cerca de 90 metros e também foi um pedido de comerciantes do bairro – que apoiaram o projeto junto da Tintas Kiling –, traz o jogador erguendo a taça da Copa do Mundo, além da imagem de um atleta jogando bola, a taça e a frase Rumo ao Hexa.

Publicidade

Além das duas artes leopoldenses, Bart já tinha participado de outra nessas proporções. “Fui convidado pelo amigo grafiteiro Rafael a ajudar no projeto da Copa em Novo Hamburgo, onde fizemos o Neymar. Foi uma repercussão muito grande, chegando ao próprio Neymar”, disse, lembrando o primeiro trabalho dentro do tema, no início do mês.

Nos próximos dias, um quarto projeto deve ter a participação de Bart: o desenho de Pelé em uma rua do bairro Rio dos Sinos.

Publicidade

Em 2021, Bart fez obra na recepção do Hospital Centenário para homenagear trabalho dos profissionais na pandemia



Em 2021, Bart fez obra na recepção do Hospital Centenário para homenagear trabalho dos profissionais na pandemia

Foto: Aline Marques/Hospital Centenário/ARQUIVO

Artista é autor de mural dentro do Hospital Centenário

Bart contou que costuma buscar referências de grandes artistas para suas obras. “Técnicas novas que sempre estamos aprimorando a cada dia. Sempre aparecem materiais, técnicas e experiências que te levam a melhorar o seu trabalho. Cada dia é um aprendizado.”

O grafiteiro recordou que começou a pintar em 2005, quando teve o primeiro contato com spray e com arte de rua. “Desde lá, então, venho sempre aperfeiçoando o meu trabalho. Já viajei por quase todo o Brasil, faltando apenas alguns Estados. Já pintei na Argentina e no Chile.”

A arte que mais gostou de trabalhar, no entanto, fica em São Leopoldo: um mural feito dentro do Hospital Centenário, em homenagem aos profissionais de saúde, após a pandemia de Covid-19. “Nele, eles estão todos abraçados. Eu fiz bem na recepção. Pintar dentro do hospital foi muito emocionante.”

*Colaborou: Priscila Carvalho

Publicidade