A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis aderiu à campanha nacional Maio Vermelho, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de boca. O objetivo central da iniciativa é intensificar as atividades na rede de saúde para informar a população sobre a doença, incentivando o diagnóstico precoce e a realização de exames regulares, fatores que aumentam significativamente as chances de cura.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP
O câncer de boca é uma neoplasia maligna que afeta estruturas como lábios, língua, gengivas, palato (céu da boca) e bochechas. Embora seja mais frequente em homens acima de 40 anos, o perfil de incidência tem se diversificado.
“A identificação precoce é o passo mais importante. Muitas vezes a doença não causa dor no início, o que faz com que as pessoas busquem ajuda apenas em estágios avançados”, alerta a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, dentista Daniela Aumond.
Tradicional de uva ou chocolate com café? Saiba qual é a melhor cuca da Festa da Colônia de Gramado
A comunidade deve estar atenta a sinais como feridas nos lábios ou na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, nódulos no pescoço e dificuldade ou dor ao engolir e mastigar.
Os principais fatores de risco incluem o tabagismo (cigarro, charuto, cigarros eletrônicos “pods” e cachimbo) e o consumo de álcool. A exposição solar sem proteção é a principal causa do câncer de lábio, enquanto a infecção pelo vírus HPV também tem se mostrado um fator relevante. A prevenção envolve higiene bucal adequada, alimentação rica em frutas e vegetais, uso de preservativo e consultas regulares ao dentista.
Cavalgada da Serra realiza 30ª edição e percorrerá mais de 100 quilômetros; veja programação
Ações na cidade
Durante todo o mês de maio, as unidades básicas de saúde (UBS) realizarão a exibição contínua de vídeos educativos. Além disso, uma agenda específica levará informação e exames a diferentes pontos da cidade.
6/5 – 13h30 – Escola Técnica Bom Pastor – Conversa com os alunos do curso técnico em Agropecuária sobre prevenção do câncer bucal.
11/5 – 13 horas – Salão Paroquial Igreja Católica São José – Conversa com grupo de artesanato sobre câncer bucal e exame preventivo.
12/5 – 13h30 – UBS Piá – Capacitação para os ACS sobre sinais de alerta, fatores de risco e importância do diagnóstico precoce do câncer de boca.
Festival de Gastronomia de Gramado já tem novidades para 18ª edição; confira
13/5 – 13 horas – UBS Linha Brasil – Capacitação para os ACS para que orientem os usuários durante as visitas domiciliares sobre sinais de alerta, fatores de risco e importância do diagnóstico precoce do câncer de boca.
13/5 – 15h45 – UBS Vale Verde – Capacitação para os ACS sobre sinais de alerta, fatores de risco e importância do diagnóstico precoce do câncer de boca.
14/5 – 7h30 – Floricultura Úrsula Unidade Centro – Conversa com colaboradores sobre prevenção do câncer bucal e realização de exame preventivo.
21/5 – 7h30 – Floricultura Úrsula Unidade Vale do Caí – Conversa com colaboradores sobre prevenção do câncer bucal e realização de exame preventivo.
Feito em Gramado abre com regulamentação de lei e público acima das expectativas
22/5 – 8 e 14 horas – Atividade com alunos do 8° e 9º ano da Escola Guilherme Gaedicke sobre prevenção do câncer de boca, sinais de alerta, fatores de risco e importância do diagnóstico precoce do câncer de boca.
23/5 – 8 horas – UBS Pinhal Alto – Exame Preventivo contra câncer bucal
28/5 – 7h30 – Floricultura Úrsula Unidade Vale Verde – Conversa com colaboradores sobre prevenção do câncer bucal e realização de exame preventivo.