PASCOALINO ESTÁ PRONTO

PÁSCOA: Saiba como será o evento Páscoa em Gramado; atração terá Festival Internacional de Chocolates

Serão quatro finais de semana de evento, com programação lúdica e religiosa, de 7 a 31 de março

Publicado em: 27/02/2024 15:31
Última atualização: 28/02/2024 12:06

A partir desta quarta-feira (28), Gramado deve se tornar a morada oficial do coelho da Páscoa. Nesta data, está previsto pela Gramadotur, autarquia municipal de turismo da cidade, o início da montagem da decoração, que promete novidades, além da revitalização de artigos de outros anos.

Apresentação especial no Chocoland contou com o Pascoalino, na coletiva da Páscoa Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

As primeiras ruas que receberão os objetos serão as da área central, como a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Coberta.

Em sua nona edição, a Páscoa em Gramado inicia a partir do dia 7 de março e terá quatro finais de programação, com encerramento em 31 de março. Serão 25 dias de atrações totalmente gratuitas, onde o mascote Pascoalino será uma das estrelas do evento.

"A ideia é que sempre tenhamos atrativos nos quatro finais de semana de evento, principalmente nos três primeiros, pois sabemos que o último, da Semana Santa, o quanto turistas vêm para Gramado. Por isso, precisamos chamar o público e criar novidades", conta Rosa Helena.

A expectativa é que exista um crescimento de 10% no número de visitantes, segundo a presidente da autarquia, Rosa Helena Volk. Em 2023, foram 400 mil turistas recebidos durante o mês de programação. Assim, espera-se que neste ano, esse número seja ultrapassado.

Para o prefeito Nestor Tissot, a meta é ultrapassar os 8 milhões de visitantes ao longo do ano passado.

Prefeito Nestor Tissot na coletiva da Páscoa em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Nosso objetivo neste ano é trazer mais de 9 milhões, não podemos nos contentar, cada vez precisamos mais, frente a todos os investimentos que nosso empresário faz na área do turismo. Temos nos desdobrado e trabalhado muito, divulgando a cidade pelo Brasil. Esse é nosso papel, cada ano fazer eventos inovadores e com mais atrativos", pontua. 

As novidades

Na segunda-feira (26), o Chocoland Hotel, empreendimento hoteleiro que tem a temática chocolateira, recebeu a coletiva de imprensa. Na ocasião, as novidades foram divulgadas. 

E a primeira promete ser a avant première do Chocolat Gramado – Festival Internacional do Chocolate Artesanal, que ocorre no dia 15 de março, às 18 horas, e contará com a presença de marcas nacionais e internacionais. 

Haverá degustações e palestras na Rua Coberta. Em parceria com a Chocolat Festival, um grande evento em 2025 deve ser organizado. 

"Gramado é a Capital Nacional do Chocolate Artesanal e pensamos que tínhamos que assumir essa posição nacional e internacionalmente, com um festival do chocolate. Neste ano já teremos programação no segundo e terceiro final de semana dessa avant première", revela a presidente da Gramadotur.

Ricardo Campos, proprietário da Miroh Chocolates, será o embaixador do salão internacional na cidade.

Ricardo Campos, proprietário da Miroh Chocolates, será o embaixador de festival internacional do chocolate em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Neste ano teremos uma palhinha do que será esse grande evento. Meu primeiro contato com Gramado foi em 2014, através da Febrachoco, quando ganhei, inclusive, um concurso de melhor sobremesa de chocolate. Nasceu minha paixão por Gramado e hoje estou aqui com a Miroh", relembra. 

O empresário e chocolateiro já participou de feiras por todo o mundo e ressalta a importância do município entrar no hall de salões internacionais. "É muito interessante todos conhecerem a cadeia produtiva do cacau, e por estarmos no Sul do País, um pouco distante da região produtora, poder juntar e unir forças com eles se torna muito importante", explica Ricardo.

As atividades do salão serão nos dias 15, com o lançamento, 16, 17, 23 e 24. "Vamos ter oficina com profissional especialista em fazer esculturas de chocolate e fazendo em tempo real, através de um aquário, vamos trazer produtor de cacau e quebrando ele, para experimentar o que é o fruto e depois visitar as lojas e entender da onde sai o chocolate", comenta algumas das atrações.

Programação lúdica

Com o encerramento da Vindima no domingo (1º), a Praça das Etnias, que abriga a Vila do Vinho, se transformará rapidamente na Vila de Páscoa. Por lá, haverá a morada oficial do Pascoalino, que receberá visitantes aos sábados e domingos, das 16 horas às 18h30.

Ainda, nas casinhas, além dos artesãos e produtores gramadenses que venderão seus produtos próprios temáticos, um espaço gastronômico será um dos destaques deste nono ano de evento. A área de alimentação terá vínculos e produtos com chocolate. A Vila em si tem funcionamento diário, das 9 às 21 horas.

Atrações culturais, como esquetes, apresentações teatrais e musicais estão previstas para os finais de semana, durante a tarde. 

Uma parceria com a Secretaria da Educação trará outra atividade inovadora na cidade. Jovens da rede municipal de ensino pintam pequenos ovos de Páscoa, que serão instalados pelos próprios pequenos e suas famílias, no dia 9 de março, nas árvores da Praça. Será a Osterbaum. 

A tradicional Parada de Páscoa, que tem saída na Avenida das Hortênsias e percorre a Borges de Medeiros está confirmada. Ela ocorrerá aos sábados e domingos, às 15 horas, e contará com a participação de diversos artistas.

Oficinas gastronômicas

O Senac Gramado, novamente, entra como parceiro da Páscoa em Gramado. Neste ano, ofertará oficinas gastronômicas de forma gratuita, infantis, na Rua Coberta, e para adultos, na escola, localizada na Rua São Pedro. 

A primeira, que é a adulta, está prevista para ocorrer no dia 8 de março, quando será ensinado peixe com crosta de ervas. Nos dias 15 e 22, das 14 às 17 horas, a atividade oferecida será confeitar chocolate, voltada para as crianças. Nos mesmos dias, mas mais tarde, às 18h30, os mais velhos poderão aprender receitas temáticas com o Senac: quiche de bacalhau e colomba pascal, respectivamente.

As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site da instituição

Gramado Aleluia

De forma paralela ao mundo lúdico, o município não esquece e programa atrações religiosas para marcar o período. Além das atividades nas igrejas e templos da cidade, duas procissões estão previstas.

A Procissão de Ramos ocorrerá no domingo, 24 de março, às 9 horas. Com saída da Praça das Etnias até a Igreja São Pedro, o evento conta com centenas de fiéis que levam seus ramos para serem abençoados. Já a Procissão de Passos será na sexta-feira santa, dia 29, a partir das 20 horas. Marcada por emoção, atores e religiosos caminham pela Borges de Medeiros, encenando os últimos momentos de Jesus Cristo até sua crucificação. 

Corrida e Caminhada do Coelho

Neste ano, a Corrida e Caminhada do Coelho ocorrerão um dia antes da Páscoa, no sábado, 30 de março. A expectativa é ter a participação de mais de 300 pessoas, entre moradores e turistas. As inscrições permanecem abertas até dia 22, no site.

Todos receberão medalhas e haverá premiação para os primeiros colocados. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas