abc+

SÃO LEOPOLDO

Comércio motivado e à espera de boas vendas para o Dia das Mães

Data é considerada a principal do primeiro semestre do ano para o setor; lojistas se preparam e CDL estima até 8% a mais de vendas em comparação com 2025

Priscila Carvalho
Publicado em: 06/05/2026 às 14h:42 Última atualização: 06/05/2026 às 14h:43
Publicidade

Considerada a principal data comercial do primeiro semestre do ano, o Dia das Mães se aproxima trazendo grande expectativa para o setor. Por isso, muitos lojistas leopoldenses se prepararam a fim de oferecer uma boa variedade de produtos, preços acessíveis e condições melhores para que os consumidores não deixem de presentear na data.

Publicidade

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP E RECEBA MAIS NOTÍCIAS



“Como segunda maior data de vendas do ano, nós acreditamos que vamos ter um incremento em relação ao ano passado. A gente já observa maior movimentação no Centro, até porque saiu o pagamento agora”, comentou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Olinto Menegon, salientando que, conforme conversas com os varejistas, a expectativa é, pelo menos, manter os mesmos números de vendas do ano passado. “Nossa previsão é de superar com um pequeno percentual. Acreditamos que será entre 7 a 8% a mais”, projeta.

Publicidade

Ação pela data

A fim de celebrar a data e motivar ainda mais lojistas e consumidores, a CDL realizará uma ação especial nesta sexta-feira (8), na Rua Independência, a chamada Rua Grande, a principal do comércio leopoldense. “Vamos estar das 9h às 12h, passando pela rua, com o nosso mascote, o CDLéo, entregando um mimo para as mães no Centro da cidade”, disse Menegon, convidando os moradores a prestigiar a iniciativa.

LEIA TAMBÉM: Dezenas de pessoas encaram fila em São Leopoldo no último dia para regularizar o título de eleitor

Preparados

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Leopoldo (Sindilojas), Walter Seewald, os estabelecimentos estão preparados para a data, que tradicionalmente leva grande movimento ao comércio, com estoque voltado à época do ano e a previsão de volta do frio nos próximos dias. “Na área da confecção isso é importante, o frio ajuda para agilizar as vendas junto ao Dia das Mães”, pondera.

Publicidade

“As empresas estão bem supridas de mercadorias, e tem muitas oferecendo promoções, descontos especiais, ofertas. Isso tudo deve alavancar o nosso movimento”, estima, colocando que já observou maior movimentação no Centro nos últimos dias. “O fim de semana passado já teve um pequeno reflexo dos preparativos para o Dia das Mães.”

“É o nosso segundo Natal”

Na loja de calçados, vestuário esportivo e acessórios em que a Adriana Botazzoli é gerente, de fato, tudo está preparado para receber os consumidores que buscam produtos para o Dia das Mães. E a expectativa é alta para a data. “A melhor possível. A gente trabalha em função disso, como se diz: é o nosso segundo natal. Então, corremos atrás: temos muitos produtos, chegou bastante mercadoria, botas, sapatos, sapatilhas; bastante novidade também de confecção, agasalhos. Já para o Dia das Mães e para o frio depois”.

Publicidade

Além disso, como já tradicional na rede, a loja lançou uma ação diferenciada para motivar os consumidores. “Temos uma promoção que, a cada R$ 50 em compras, o cliente ganha um cupom e concorre a uma cesta e um cheque-presente de R$ 200. Vai ser sorteado logo após o Dia das Mães”, explica Adriana.

VEJA AINDA: Duas equipes atuam nas obras de restauração da Casa do Imigrante; veja fotos

Vitrine que lembra o cuidado de mãe e atendimento acolhedor

Em outra loja de roupas e calçados femininos da Rua Independência, a vitrine chama atenção para o cuidado materno. “Pegou um casaquinho? Ela sempre cuidou de você. Agora é a sua vez!”, diz o recado, junto a um desenho que lembra uma menina com sua mãe.

Publicidade

“Contratamos um artista para fazer essa arte na nossa vitrine, com esse tema, onde a principal frase é essa ‘Pegou um casaquinho?’, que muitos de nós já ouvimos. Na verdade, é uma frase que representa tantas outras que nos lembram as mães e essa questão do cuidado, da proteção”, disse a proprietária da loja, Taís Coimbra. “Estamos unindo isso a data que, apesar de ser comercial, tem um sentido emocional muito bonito”, acrescenta.

A loja também se preparou com peças pensadas para diversos tipos de mães e que atendam a necessidade delas, segundo Taís. “Com preços bons e produtos ideais para o dia a dia. Mas principalmente com essa linha de raciocínio que a gente segue o ano inteiro, e nessa data mais ainda, que é do atendimento acolhedor, a afetividade realmente. Acho que essa nossa visão combina muito com essa data, por isso criamos essa vitrine que causa essa sensação”.

Publicidade



Escolhendo os seus presentes

Os consumidores já começaram a dar a famosa “pesquisada” nas opções para a data. Gisele Schmidt, 27 anos, esteve com a filha Bianca, de 2 anos, olhando algumas vitrines. Ela disse que ainda vai escolher um presente para sua mãe, mas, quando o marido pergunta, dá indícios sobre o que gostaria de ganhar. “De presente tem que ser alguma coisinha que tem a ver eu e ela (a filha, Bianca). No ano passado, fiz para minha mãe aqueles azulejos com foto dela e os netos. Achei bem diferente, gostei de fazer”, comenta.

Wesley de Castanho Vantzen, 25, levou a esposa Bianca da Silva Cunha, 24 anos, junto com os filhos Bárbara, 3 anos, e Samuel, de apenas 1 mês, ao Centro já nesta terça-feira (5). “Estamos escolhendo um presente de Dia das Mães para ela”, disse Wesley, enquanto olhavam calçados. Além de escolher o seu presente, Bianca também buscava o que deve dar para sua mãe. “Vou dar um calçado também, estou procurando ainda”, contou, lembrando a escolha de não deixar a compra para última hora. “Depois fica lotado e com criança fica ruim de olhar”.

 

Publicidade