abc+

SÃO LEOPOLDO

Duas equipes atuam nas obras de restauração da Casa do Imigrante; veja fotos

Trabalho é dividido em restauro da antiga estrutura e construção de um novo complexo no local

Publicado em: 06/05/2026 às 10h:16 Última atualização: 06/05/2026 às 10h:18
Publicidade

As obras de restauração da Casa do Imigrante, localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo, estão em andamento há pouco mais de um mês e chegaram a cerca de 7% de conclusão. A construção do canteiro de obras está concluída, e agora a equipe da Toro Engenharia trabalha na execução da limpeza do terreno e classificação dos materiais. O prazo de execução é de um ano.

Publicidade

De acordo com o prefeito Heliomar Franco, que esteve no local na tarde desta terça-feira (5), a atual etapa das obras está dividida em duas frentes que estão sendo executadas ao mesmo tempo. “A primeira é o restauro da casa, que é um processo mais demorado e delicado, e a segunda é a construção do novo complexo, que as firmações já estão sendo colocadas.”



Publicidade

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE SÃO LEOPOLDO NO WHATSAPP

A engenheira da prefeitura, Patrícia Guidali, responsável pela Diretoria de Edificações e Projetos (Depro) contou que, agora, a obra contará com duas equipes, uma para a restauração e outra focada no novo complexo. Segundo ela, a parte do restauro pode não aparecer para as pessoas que passam na frente da casa, pois é um trabalho interno até que comecem os trabalhos nas paredes.

Publicidade

“Na construção do complexo, a equipe fará os blocos, vigas de fundação e logo em seguida começa a etapa da alvenaria, que são as paredes. Essa etapa iniciou na segunda-feira (4), quando foi feita a medição”, explicou Patrícia.

Conforme a engenheira, a obra está dentro do cronograma previsto e que as ações contemplam a estrutura com depósito para os materiais, área administrativa e de uso dos trabalhadores. Além disso, na Casa do Imigrante estão sendo feitos o escoramento, para não ter risco de queda, a limpeza interna e a proteção do material.

Objetos retirados

Patrícia contou que já foram retirados a maioria dos objetos dentro da casa, e que os maiores, devido a dificuldade de transporte, ficarão no local. “Entre eles, que fazem parte parte do projeto e não serão retirados é o poço e o cemitério, que não tem corpos, apenas as lápides, que receberão uma limpeza, tanto do terreno, quanto das pedras, mas isso será uma das últimas etapas da obras”.

Publicidade

A ordem para o início das obras de restauração da Casa do Imigrante foi assinada no dia 16 de março. O ato foi realizado no Teatro Municipal de São Leopoldo e contou com a presença do governador Eduardo Leite, que assinou a documentação junto ao prefeito Heliomar.

LEIA TAMBÉM: Camisetas da 20ª Romaria de Padre Reus estão à venda no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Publicidade

Em busca de parceria público-privada

O prefeito explicou que concomitantemente com a obra, a prefeitura está modelando um sistema de conservação e exploração do local, e que já estão sendo feitos estudos para quando a obra estiver concluída, possa ter um parceiro. “De preferência privado, que possa assumir a administração do local e daqui tirar os recursos para manter e também obter algum rendimento, e que tenha a obrigação de cuidar daqui. Essa é a ideia, se não vai ficar para o poder público e se tornará um passivo, então o ideal é que haja uma parceria público-privada.”



Primeiras intervenções

As primeiras intervenções no local iniciaram no dia 30 de março, quando as equipes da Toro Engenharia trabalharam montando contêineres e colocando tapumes em volta do imóvel. No dia 31 de março, dois contêineres já haviam sido colocados no pátio e a equipe fazia a poda de árvores próximas à edificação.

A empresa, sediada em Porto Alegre, é a responsável pela execução do projeto, que contempla a revitalização dos prédios da casa – o mais antigo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, e o anexo, que ruiu em março de 2019 – e a construção de novo complexo cultural, histórico e de lazer.

CAGED: Veja como foi o desempenho de cidades da região no saldo de empregos em março e no trimestre

Projeto de um complexo cultural de R$ 6,5 milhões

O projeto prevê a criação de um complexo cultural, incluindo a reconstrução do setor que ruiu em 2019, a restauração da Casa do Imigrante, a proposição de uma edificação anexa, o tratamento paisagístico da área adjacente e a elaboração de diretrizes para um parque no qual o conjunto será inserido.

As obras da Casa do Imigrante integram o projeto Iconicidades, voltado à valorização e requalificação de espaços arquitetônicos de relevância histórica e simbólica nos municípios gaúchos, com foco na promoção da inovação, da criatividade e do desenvolvimento econômico local. O Estado investiu R$ 607 mil na elaboração do projeto, enquanto a execução da obra está sendo feita pelo município, com investimento de R$ 6,5 milhões.

Além da restauração, as obras devem proporcionar, também a construção de um edifício multifuncional e a criação de pequenas peças com paisagismo regenerativo. Os visitantes poderão, ainda desfrutar de um estacionamento, espaços livres para lazer e esportes, bar, cafeteria com capacidade para 25 pessoas, exposição interativa, sanitários públicos, sala de pesquisa, área de recreação infantil e outras atrações.

Publicidade