abc+

REGIÃO

Município do Vale do Sinos adota transporte público gratuito; medida já tem data para começar

Na região, Parobé, Canoas e Portão também isentam a comunidade do custo da tarifa

Publicado em: 08/05/2026 às 17h:56 Última atualização: 08/05/2026 às 17h:59
Publicidade

A Prefeitura de Ivoti anunciou nesta sexta-feira (8) que irá implementar o transporte público de forma gratuita na cidade. A novidade começa a valer na segunda-feira (11).

Publicidade

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS

Município do Vale Germânico adota o novo sistema de mobilidade pública a partir de segunda-feira (11) | abc+



Município do Vale Germânico adota o novo sistema de mobilidade pública a partir de segunda-feira (11)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ivoti

Todos os custos voltados ao serviço serão mantidos pela própria prefeitura, que dará seguimento ao serviço sem qualquer cobrança de tarifas.

No anúncio, o Executivo ressalta que a iniciativa busca “assegurar um serviço essencial para trabalhadores, estudantes e moradores que utilizam diariamente o transporte público, contribuindo para a mobilidade urbana e facilitando o deslocamento entre bairros e a região central da cidade”.

As linhas e horários do transporte circular serão definidos ao longo dos dias. A proposta atende diferentes regiões do município, de segunda a sexta-feira — exceto feriados.

Publicidade

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Horários e rotas

  • 06h10 – Bairro Centro (Roteiro 1)
  • 07h – Centro Bairro (Roteiro 2)
  • 07h45 – Bairro Centro (Roteiro 1)
  • 12h – Centro Bairro (Roteiro 2)
  • 12h45 – Bairro Centro (Roteiro 1)
  • 17h50 – Centro Bairro (Roteiro 2)
  • 18h30 – Bairro Centro (Roteiro reduzido – Roteiro 3)

Roteiro 1, com percurso de 13,2 km: saída da Rua Pejuçara (Bairro União), Rua João Grawer Filho, Travessão BR 116, Av. Bom Jardim, Rua Rio de Janeiro, Rua Albino Hugo Müller, Av. Presidente Lucena, Rua Henrique Dias, Rua Humberto de Campos, Rua Riachuelo, Rua Humberto Graef, Rua Henrique Dias, Rua Dois Irmãos, Rua Goetz, Rua Graça Aranha, Rua Guilhermo Hoch, Rua Nova Petrópolis, Av. Capivara, Av. Albino Cristiano Müller, Rua Três Passos, Rua Taquara, Av. Popular, Av. Presidente Lucena até em frente a Câmara de Vereadores;

Roteiro 2, com percurso de 14,7 km: saída da Av. Presidente Lucena em frente à UBS Central, Rua São José, Rua Felipe Exner, Rua Caldas Júnior, Rua Germano Hauschild, Rua Floriano Peixoto, Rua Duque de Caxias, Rua João Enzweiler, Rua São Leopoldo, Av. Presidente Lucena, Av. Popular, Rua Taquara, Rua Três Passos, Av. Albino Cristiano Müller, Av. Capivara, Rua Nova Petrópolis, Rua Guilhermo Hoch, Rua Graça Aranha, Rua Goetz, Rua Henrique Dias, Rua Humberto Graef, Rua Riachuelo, Rua Humberto de Campos, Rua Henrique Dias, Av. Presidente Lucena, Rua Albino Hugo Müller, Rua Rio de Janeiro, Av. Bom Jardim, Travessão BR 116, Rua João Grawer Filho até a Rua Pejuçara com Av. Pres. Costa e Silva (Bairro União). De forma temporária, parte do trajeto será realizado pela BR-116 até a conclusão das obras na Av. Presidente Costa e Silva;

Publicidade

Roteiro 3, com percurso de 8,2 km: saída da Rua Pejuçara (Bairro União), Rua João Grawer Filho, Travessão BR 116, Av. Bom Jardim, Av. Presidente Lucena até a UBS Central.

Outras cidades adotaram o sistema gratuito

Na região, a primeira cidade a implementar o transporte público gratuito foi Parobé. Na cidade, o programa Tarifa Zero opera desde 2022, com estimativa de atender cerca de 20 mil passageiros por mês, contando com cerca de R$ 120 mil encaminhados pelo poder público ao exercício da atividade.

Publicidade

O próximo município da lista é Canoas. Em razão das enchentes, a gratuidade foi adotada em 2024. De maneira oficial, a medida foi anunciada em fevereiro deste ano pelo prefeito Airton Souza, consolidando a cidade como a maior do Estado em número de habitantes e a segunda nesta escala no Brasil a utilizar o transporte público nestes moldes.

Em Portão, ainda em 2022, o município deixou de cobrar tarifas no transporte rural. Em agosto de 2025, a isenção de cobrança se espalhou ao meio urbano, com o subsídio total das ações feitas pela prefeitura, que desembolsa aproximadamente R$ 40 mil por mês entre as duas modalidades. Mensalmente, são mais de 3,5 mil passageiros que utilizam o serviço.

Publicidade