Falta pouco mais de um mês para iniciar a nova operação do transporte público de Gramado. Com as mudanças no sistema, que incluem a bilhetagem eletrônica, iniciou, nesta semana, o cadastramento dos usuários e a distribuição dos novos cartões – chamados de Nosso.
MAIS SEGURANÇA: Gramado investirá R$ 15,1 milhões para melhorias no sistema de iluminação pública

Foto: Mônica Pereira/GES-Especial
Para isso, os passageiros devem ir até o terminal turístico do bairro Várzea Grande. O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
ASSISTA AO VÍDEO: Como é o passeio pelo parque em Nova Petrópolis que resgata história do universo automotivo
O processo é simples e leva poucos minutos. Basta o usuário portar um documento de identificação com foto, informar um número de contato e o endereço. Depois, é tirada uma foto para o sistema de reconhecimento facial, que estará disponível nos ônibus.
O cartão é, então, emitido com o nome do passageiro. O documento é pessoal e intransferível.
PIONEIRISMO DA REGIÃO: Parque de diversões de Canela vai inaugurar novo trenó em 2026 e se tornará único no mundo
Conforme a assistente administrativa da Gramado Transportes Públicos, Sophia Volk, mais de 1 mil cadastros já foram realizados, incluindo o de alunos que passarão a usar o transporte público municipal.

Foto: Mônica Pereira/GES-Especial
Quem aproveitou e já garantiu o cartão foi a auxiliar de cozinha Maria Eduarda Moura, de 21 anos. Moradora do bairro Várzea Grande, ela utiliza o transporte para se deslocar ao trabalho, no Centro. “É rápido de fazer e o cartão é lindo”, comenta.
Em julho, o trabalho de cadastramento será intensificado, com a loja funcionando aos finais de semana. Além disso, ônibus percorrerão bairros e locais com grande fluxo de pessoas, com o objetivo de realizar o cadastro de forma itinerante.
A primeira via do cartão é entregue gratuitamente aos usuários que, posteriormente, farão a recarga de forma física ou on-line. O sistema de bilhetagem eletrônica entrará em vigor no dia 1º de agosto. Quem possuir as atuais passagens de papel poderá transformá-las em créditos.
Empresas
Sophia pontua que a empresa está agilizando o processo para empresas interessadas em cadastrar os colaboradores, informando os dados iniciais. Depois, é só o funcionário ir realizar o procedimento para o reconhecimento facial.
EXPECTATIVA PELO TÍTULO: Colecionar álbuns de figurinhas da Copa do Mundo se torna tradição para família de Gramado
Interessadas podem fazer contato pelo WhatsApp (54) 9 9940-5578.
“Momento histórico”, diz prefeito
“É um momento histórico para Gramado e trabalhamos muito para viabilizar esse novo sistema de transporte público. Teremos ônibus novos, zero-quilômetro, com ar-condicionado, mais horários e rotas para atender nossa comunidade”, destaca o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, os usuários circularão em dez ônibus zero-quilômetro, que foram entregues em maio. Com equipamentos de GPS instalados, será possível conferir em tempo real a rota feita pelos veículos. Ainda, a promessa é que a renovação completa da frota ocorra até o final de 2028.
Melhorias propostas

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Além da nova frota, a operação do transporte público terá um incremento na abrangência do itinerário, que passará de 70 mil para 106 mil quilômetros rodados por mês. Outro destaque será a redução em 90 centavos no valor da passagem, passando a custar R$ 4.
ATENDIMENTO: Gramado tem agência dos Correios fechada em ação prevista no plano de reestruturação da estatal
Um site e aplicativo devem ser colocados no ar, em breve, com todas as informações sobre as novas rotas, que terão percursos nunca antes atendidos, como entre os bairros Planalto e Carniel.
Para viabilizar o serviço, a Prefeitura de Gramado fará aportes na operação. Contudo, a estimativa é que, ao alcançar mais de 7 mil passageiros por dia, não haverá necessidade do subsídio dos cofres municipais.
LEIA TAMBÉM